quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A conquista de uma amizade

download       “É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam a amizade.” Provérbios 18.19.

       Os nossos relacionamentos mais valiosos e expressivos acontecem com poucas pessoas. Não é fácil encontrar alguém que esteja disposto a nos ouvir e compartilhar tristezas e alegrias. No entanto é de extrema importância que tenhamos amizades bem sólidas para desfrutarmos de momentos alegres e superarmos os dias mais nebulosos. Uma das grandes destruidoras de amizade é a discussão.

       Normalmente discutimos com alguém questionando uma atitude ou palavra proferida. Sem conhecimento de causa, podemos interpretar de forma errada algo dito por um amigo e começar a duvidar da sua lealdade para conosco. Ofendido pela desconfiança que surgiu na discussão, o amigo se afasta. Ganhar outra vez a amizade deste será uma longa batalha.

       Investimos tanto em bens materiais e conforto próprio que deixamos de lado sentimentos nobres como o amor, por exemplo. Neste quesito, Deus é exemplar. Ele nos transforma em seus amigos concedendo-nos perdão pelas ofensas praticadas contra ele. Toda a expressão do amor divino está revelada em Cristo. O Salvador assumiu os nossos pecados e os levou sobre a cruz. Morrendo na cruz ele conquistou para nós a amizade com Deus. Quando ofendemos o Pai Celestial com a nossa desobediência, podemos ganhar de novo a sua amizade com o perdão que ele está disposto a conceder. Em verdadeira fé e arrependimento sincero ele volta a ter comunhão conosco.

        Quando entre nós estragarmos alguma amizade por causa de discussões, vale a pena reconhecer o equivoco da nossa parte e reconquistar o amigo. Viver na atual sociedade já é difícil por causa do egoísmo, sem uma amizade verdadeira, não tem jeito. Construir ou conquistar amizades que tem em comum o amor que vem de Deus é o caminho para uma vida feliz e agradável.            

Pastor Fernando Emilio Graffunder

Pelotas, RS

0 comentários:

Postar um comentário