segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A alegria do carnaval é para o cristão?

carnaval_1024x768Todo início de ano é a mesma coisa. Somos confrontados com imagens, fotos notícias, badalações, avenidas enfeitadas uma multidão de pessoas pulando, festejando e gritando ao som de músicas e ritmos. Quando vemos essa agitação sabemos que o carnaval está chegando.

Comentaristas e narradores não cansam de elogiar a “garra e a disposição” dos passistas, dançarinos, alas e grupos em geral. No aspecto visual tudo parece muito bonito. Por mais que se tente propagar como uma festa folclórica e de alegria, o carnaval fica marcado pelo que ele realmente é: a festa da carne, da promiscuidade, da violência, da prostituição, das drogas e bebedices. Na embriagues da sensualidade, dos vícios e da luxúria as pessoas saem do seu “eu” normal, e passam a viver num mundo ilusório, alteram totalmente a escala de valores morais e nobres como se tudo fosse normal e aceitável ao pudor.

Muitos cristãos de outras religiões e luteranos já foram (e continuarão indo!) ao carnaval com a desculpa de que lá também podem ser cristãos. Lembro-me que num carnaval em anos anteriores, que até evangélicos organizaram seu bloco para participar. Será que o cristão ao alegrar-se junto com o mundo nos dias de carnaval, não dá o testemunho de que o carnaval não tem nada de errado, dando assim sua contribuição para que seja visto como uma coisa boa? A alegria do carnaval é para o cristão? Será que podemos juntar o santo com o profano? Será que Deus se agrada daquilo que foi destinado ao diabo? Que testemunhos podem ser dados em tais circunstâncias, se estamos envolvidos diretamente com a perversidade? Onde fica a posição de cristãos, que devem ser exemplos para os outros, representantes de Deus na obra da salvação?

Se entendemos a alegria do carnaval como o prazer de andar na contramão, então obviamente chegamos a conclusão de que: tal alegria não é para o cristão. A mesma Poe em risco a fé cristã. O carnaval nada acrescenta de digno à vida cristã. Portanto a alegria originada na festa do carnaval não é tolerável nem recomendada ao cristão. Na festa do carnaval, as pessoas apresentam comportamentos e atitudes incoerentes ao cristianismo.

Em termos práticos, cada festa, cada atividade e cada programa que o mundo proporciona e demonstra capacidade e eficiência para reunir um bom número de pessoas durante tantos dias de uma só vez, deve servir de estímulo e desafio pra que nos organizemos como igreja de tal forma que nossas programações ofereçam a alegria verdadeira e que chamem pessoas a exercitar a comunhão dos santos com naturalidade e regularidade. Precisamos fazer uma avaliação constante de nossas atividades como igreja do quanto elas estão ou não permeadas com a verdadeira alegria. Sermos alegres na igreja, fazendo de cada culto, de cada encontro, de cada programação uma verdadeira festa de alegria é um desafio constante para nós.

O apostolo Paulo diz: “Alegrai-vos, sempre no Senhor outra vez digo, Alegrai-vos” (Fl 4.4). Alegrai-vos no Senhor, pois somente no Senhor Jesus encontramos a verdadeira alegria. Não uma alegria passageira, mas uma alegria duradoura, uma alegria que é para a vida eterna. Desejamos que nesses dias, vocês se sintam felizes, não por causa do carnaval, mas por ouvir Jesus dizer: “O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37). Amém.

( Retirada: Mensageiro Luterano – Mormello Pastor da IELB)

0 comentários:

Postar um comentário