sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MENTIRINHAS SUAVES

ARTICLE_RobBell“Não há nada novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1.9). As mentiras de ontem “suavizadas” hoje parecem atuais, mas não conseguem desmentir sua idade.

É o caso das mentiras faladas com a Bíblia aberta. A bola da vez nessa matéria é o popular e bem-humorado pastor Rob Bell, surfista de todas as manhãs e fundador da Mars Hill Bible Church, que atrai oito mil pessoas em seus cultos dominicais.

As pregações de Bell têm como ponto de partida uma heresia muito antiga, simples e altamente tentadora (e comovente, diga-se de passagem) chamada “universalismo”: Deus é amor – por isso Ele não vai deixar ninguém ir para o inferno. Até porque céu e inferno, para Bell, não existem como a igreja ao longo dos séculos pregou: são apenas dimensões da nossa existência aqui e agora.

As meias verdades de Bell são mentiras por completo. Ele diz que não há como provar porque “ninguém sabe o que acontece quando morremos. Não tem fotografia, não tem vídeo”. O fato de não existir fotografia nem vídeo da vida após a morte não invalida esta verdade, registrada por Deus nas páginas da Escritura. Aceitá-la ou não é questão de fé, não dos órgãos dos sentidos. Esta foi a admoestação de Jesus a Tomé: “Por que me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram” (João 20.29). E esta fé no que Deus falou nos dá a certeza do que acontece após a morte, mesmo que nossos sentidos não captem.

Meias verdades ditas de forma tão empolgante que acabam convencendo incautos.

Bell diz achar “incompreensível um cristão que não considera o universalismo como a melhor saída. Acreditar nisso é um dever de qualquer pessoa boa, decente, com um coração no peito”. Se é assim, Jesus fez parte deste grupo de pessoas más, indecentes e sem coração que ensinou que nem todos serão salvos. Que Ele ama a todos, não resta dúvida: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Mas a verdade é que esse é um amor não correspondido da parte de muitos. Há quem o rejeite. Jesus falou em uma porta estreita, o caminho da vida, pelo qual poucos passam, e de uma porta larga, que conduz à perdição, e “muitos são os que entram por ela” (Mateus 7.13).

Basta um único capítulo da Bíblia para destruir a tese de Bell. Mateus 25 registra duas parábolas de Jesus: a das cinco virgens imprudentes que ficaram de fora do casamento no céu (por culpa própria) e a da separação final entre ovelhas e bodes, entre salvos e condenados.

Mas o grande problema é o que está por trás do que Bell tenta fazer. Suas meias verdades, mentiras por completo, são populares e fazem o que mais está na moda: atraem multidões porque vão ao encontro do “cliente” e “suavizam” a Bíblia.

Está aí o perigo para a igreja hoje: “suavizar” tanto que se torna insípida, insignificante e... mentirosa.

Aliás, Jesus não “suavizou” nem céu nem inferno. Este é terrível mesmo (Lucas 16.19-31), enquanto o céu é incrível e alegre demais (Mateus 22.1-4).

Ao final deste artigo, você poderá pensar: “ele pegou pesado”! Sim, mas uma verdade pesada não deixa de ser verdade.

Nem as mentirinhas de ontem “suavizadas” hoje deixam de ser mentiras.

ImageProxyP. Júlio Jandt

Igreja Evangélica Reformada de Itararé

Rua XV de Novembro, 1135 – Fone: (15) 3532-4995

Culto aos domingos, às 09:30h e 19:30h

Esperamos você! Seja bem-vindo!

0 comentários:

Postar um comentário