quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cartaz – temática IELB 2013:

Cartaz Ielb 2013“Na medida em que a Igreja comunica o amor de Deus revelado em Cristo, pessoas vão sendo acolhidas e integradas. E, na medida em que a Igreja estuda e ensina a Palavra, os cristãos vão sendo fundamentados na fé e capacitados a testemunhar o amor de Deus. Portanto, aqui se encaixa o destaque 2013: capacitando.

Somente através do ensino e do estudo da Palavra de Deus a Igreja será capacitada para a missão que Deus lhe confiou.”

Tema geral: A Igreja comunica a Vida

Enfoque 2013: Capacitando (Jesus – o sol nascente)

“Graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas” ou, segundo a NTLH: “O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz” - Lucas 1.78

Significado do cartaz

Com este cartaz, chegamos ao terceiro da série que ilustram as temáticas e as ênfases da IELB de 2011 a 2014. As imagens menores apontam para os cartazes dos anos passados. O sol, astro rei, simboliza Jesus, o nosso Sol nascente.

Conforme Dicionário Aulete – Uol, sol significa em:

1. Astronomia: Estrela da galáxia Via Láctea, em torno da qual giram a Terra e outros planetas do sistema solar. Qualquer estrela que é o centro de um sistema planetário.

2. Sentido figurado: Luz, calor, esplendor, alegria, esperança, riqueza.

3. Literatura: Grande talento ou gênio (os filósofos eram os sóis de Atenas).

4. Religião: O que ilumina, orienta, indica caminhos a seguir; para os cristãos, Jesus Cristo é o Sol.

O significado do dourado

As cores sempre têm interpretação subjetiva. Esta do cartaz, cor dourada, pode significar muito.

A cor dourada, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder (nobreza, rei). Também é relacionada com sabedoria e conhecimento. E, conforme escreveu o pastor Marcos Schmidt, no artigo “O Sol do Natal” (11/12/2008), para o Jornal NH, após a tragédia em Santa Catarina: “Os catarinenses necessitam de consolo no sentido literal da palavra. Consolo vem do latim cum + solis que significa “com sol”. No lugar da chuva, do céu nublado, é o brilho do sol que eles mais precisam. Na verdade, o consolo sempre vem de cima, de alguém ou de alguma coisa que tem o poder de ajudar”.

Nesse sentido, durante o próximo ano eclesiástico, temos neste lema, e também expresso no cartaz, um “prato cheio” quando queremos refletir sobre a importância que Jesus tem em nossa vida, e de como podemos nos capacitar e capacitar outros para comunicar a vida. Cristo para todos!

Então, assim como o sol é uma estrela e tem especial importância para a Terra, fonte de calor e luz que propiciam a vida neste planeta, assim é Jesus, o nosso sol nascente, o nosso Astro Rei.

Penso que por aí temos um ótimo sentido para entendermos o grande significado de Jesus em nossa vida. Jesus - o sol nascente - renasce todos os dias para nos acalentar e dar a esperança e a certeza de que também renascemos para a vida que ele próprio nos conquistou.

por Adilson D. Schünke

0 comentários:

Postar um comentário