quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Temática da IELB 2014

Cartaz IELB 2014(para web)Leituras bíblicas: Sl 23; Is 49.8-15; Ap 22.1-17; Jo 4.1-15

Texto-base: Isaías 49.10

Tema: Comunicando sempre Jesus – a fonte da água viva.

Walter Adolf Baminger

Introdução

Querido povo de Deus! A água é fundamental para a existência da vida. Quando os pesquisadores enviam uma sonda espacial para um planeta, satélite, cometa ou asteróide, a preocupação primeira é encontrar indícios da existência de água. Caso os indícios sejam positivos a conclusão é imediata: existe possibilidade de existir alguma forma de vida no local.

No deserto a preocupação é semelhante: se, em meio às dunas, as tempestades de areia e o calor sufocante houver um oásis, a vida tem chance de se estabelecer. Do contrário, se só houver sequidão, então a vida desaparece e nada sobrevive ali. No nordeste brasileiro, especialmente na região do agreste, a falta de água provoca situações terríveis e muitos brasileiros foram, e ainda são obrigados a abandonar casas, animais e até mesmo familiares para buscar saída e oportunidades em outros estados onde a água é abundante. Na terra onde o povo de Deus se desenvolveu, e onde o Messias Jesus nasceu, a região hoje conhecida como Palestina, também sofre, há milhares de anos, com a escassez de água. São muitas as citações bíblicas que ressaltam a carência de água na região e como era importante para os habitantes daquelas terras terem acesso a água potável. E a escassez desta água nos leva à preocupação com escassez e falta de outro tipo de água, uma ÁGUA VIVA, que jorra para a Vida Eterna. Por isso, a IELB tem este tema para 2014: Comunicando sempre Jesus – a fonte da água viva.

Desenvolvendo o tema

Quem se apresenta e é apresentado como a fonte da água viva é o próprio Jesus. No texto de Is 49.10, Deus promete a restauração de Jerusalém, com o fim dos sofrimentos, inclusive guiando-a até as fontes de água. E esta fonte de água perene e salvífica é Cristo, o Messias encarnado.

1. Jesus é fonte da água viva.

Jesus convida e promete em João 7.37-38. – “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

Se ele disse ser a fonte da água viva, podemos concluir que haveriam outras fontes das quais as pessoas bebiam. Jeremias 2.13,O meu povo cometeu dois pecados: eles abandonaram a mim, a fonte de água fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas, que deixam vazar as águas da chuva. Israel, como povo de Deus, havia deixado a Deus para cavar as suas cisternas tentando saciar a sede de sua alma em outros lugares. Se na antiguidade esse povo ao invés de contar com o poder de Deus preferia aliar-se as nações poderosas, agora esse povo vivia em função de uma lei que em muito se distanciava do propósito de Deus. E Jesus alerta que não adiantava querer saciar a sede em qualquer outra fonte que não fosse ele.

Hoje também, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber. O homem procura saciar a sua sede em terapias alternativas, como é comum ver as pessoas procurando o zen budismo, as filosofias orientais para diminuir o estresse, buscando o poder dos cristais, meditando em pirâmides, buscando na  ioga um equilíbrio interior, fazendo romarias a lugares santos, procissões em busca de um milagre. Sem contar ainda com alguns colocando copos de água sobre aparelhos para que seja ungida por algum vulgo pastor a quilômetros de distância, para que possa se transformar em água milagrosa. Mas tudo isso é em vão, são cisternas rachadas. As águas dessas cisternas são misturadas, inúteis para saciar a sede da alma. São águas que não curam as enfermidades do espírito. Só Jesus é a fonte da água viva.

2. Jesus é fonte acessível e de graça.

Jesus convida a vir até ele. Se alguém tem sede, venha e beba. Em Ap 22.17 o Espírito e a Noiva dizem: Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida. É de graça!

Não é preciso fazer nada para ter sua sede saciada por Cristo. DEFINITIVAMENTE, NADA.

Jesus é a fonte que podemos chegar e, beber da água viva. Podemos a qualquer momento beber da água viva. A fonte é acessível e gratuita: se alguém tem sede venha a mim e beba... A qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem pagar nada, sem sacrifícios, você pode beber desta água viva.

3. Jesus é fonte inesgotável.

1 Coríntios 10.4, e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo. Em João 4.13 e 14, Jesus disse à mulher samaritana junto ao poço de Jacó: Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. Jesus Cristo é fonte eterna por isso é inesgotável. Israel bebeu no deserto de uma fonte espiritual, quando Moisés tocou a rocha e a água jorrou.  E hoje, nós bebemos da mesma fonte, Jesus. Na eternidade beberemos dessa mesma fonte, Jesus. Todas as fontes que o mundo oferece, além de não saciarem a sede do coração do homem, desaparecerão. Jesus é fonte inesgotável de água viva, porque Jesus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega. Um dia, todos os livros de meditação virarão pó. Um dia, todos os ensinamentos de Buda serão esquecidos. Um dia, todos os escritos para tentar saciar a sede do homem serão apagados e de nada servirão. Todas as filosofias cessarão. Mas as palavras de Jesus são eternas. Passarão os céus e a terra; mas, as palavras de Jesus não passarão.

Conclusão

Irmãos, Comuniquemos sempre, Jesus – a fonte da água viva.  O mundo precisa, a Igreja precisa, eu preciso, você precisa. Água é imprescindível. Sem ela não há vida! Sem Jesus não dá. Sem a Água Viva, não há vida espiritual, não há salvação, não há vida eterna. Água abundante, acessível, de graça, inesgotável. Em 2014 vamos distribuir esta água viva à população para saciar a sede de que muitos sofrem sem esta. Vamos distribuir desta água viva e pura para muitos que estão bebendo de fontes contaminadas e impróprias para consumo dos pecadores. Cristo para todos! Comunicando sempre Jesus – a fonte da água viva. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário