quinta-feira, 15 de maio de 2014

Leite sem falcatrua

leite6Parei de beber leite. Agora só café preto ou chá. E tenho meus motivos. Segundo o promotor de justiça responsável pela operação "leite compensado", a fraude abrange desde o produtor rural até as grandes empresas. Em qualquer segmento e etapa da produção gaúcha, alerta o promotor, existem pessoas que estão, de alguma forma, adicionando substâncias para lucrar. Mas o problema não fica só no formol, ureia, soda cáustica. Tem a polêmica da somatotropina bovina,hormônio que aumenta a produção do leite, proibido na maioria dos países mas aplicado no gado leiteiro do Brasil para aumentar a produtividade.

"Sejam como criancinhas recém nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos" (1 Pedro 2.2). O apóstolo Pedro sabia da importância do leite materno no desenvolvimento infantil e ao usá-lo na comparação espiritual, coloca o adjetivo "puro". O termo grego para "puro" no original da Bíblia é "adolos" -  aquilo que não tem dolo, tramoia, falcatrua. Do que ele está falando? Quais são as fraudes espirituais que adulteram o leite espiritual, e que no lugar de fazer o bem, prejudicam a saúde da alma? Na segunda carta, ele responde: "Vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou (...) Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas" (2 Pedro 2.2,3). Infelizmente, tudo no mundo dos negócios é movido pela ambição do dinheiro, até na religião que virou mercadoria. O único jeito é ficar atento. Aliás, este é o recado constante na Bíblia: fiquem alertas, vigilantes.

Dizem que haverá maior fiscalização no leite produzido pelas indústrias. Mas é bom ficar de olho. Para os que "desejam sempre o puro leite espiritual",  a dica vem de Pedro. Nas duas epístolas dele, ele usa dez vezes "Escrituras Sagradas", apontando o caminho para beber leite de qualidade.

Marcos Schmidt - pastor luterano

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

15 de maio de 2014

0 comentários:

Postar um comentário