domingo, 7 de abril de 2013

“Chocolate bar”

Elvio Figur, Teol.

Nova Imagem (1)Uma história curiosa está chamando a atenção do mundo todo nas últimas semanas. Dylan Siegel, um menino americano de apenas 6 anos de idade escreveu e publicou um livro com a intenção de, com o dinheiro das vendas, ajudar Jonas, seu melhor amigo de 7 anos que sofre de uma doença incurável e raríssima. Essa doença afeta o fígado provocando quedas bruscas do açúcar no sangue e levando-o a ter convulsões frequentes e a correr sérios riscos de morte.

‘Chocolate Bar’* ou ‘Barra de Chocolate’ é o título do livro que tem apenas 16 páginas e foi escrito e ilustrado a mão pelo próprio garoto. Após muita insistência do menino, o pai concordou e ajudou a publicá-lo. O livro já rendeu, até o inicio do mês de maio, mais de $92.000,00, o equivalente a, mais ou menos, R$186.000,00 e o dinheiro está sendo usado para apoiar a Fundação ‘University of Florida’ nas pesquisas para encontrar a cura para a doença do amigo.

O pequeno Dylan escreveu o livro ‘Chocolate Bar’ ∕ ‘Barra de Chocolate’ para salvar a vida do seu melhor amigo ajudando os médicos a encontrar a cura para uma rara e cruel doença. O escritor bíblico João, por sua vez, escreveu seu livro ‘O Evangelho segundo João’ também com um propósito muito nobre; “... para que vocês creiam que Jesus é o messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (Jo 20.30 e 31). Assim, ele nos ajuda a conhecer o único remédio capaz de nos curar de uma doença cruel e que pode levar à morte, o pecado (Rm 6.23). E de quebra, nos deu a oportunidade de conhecermos mais e melhor a respeito da mensagem de Jesus, o Messias, o nosso melhor amigo, que ressuscitou pra que nós tenhamos vida por meio dele. Nova Imagem

Nas linhas finais de seu livro, João reafirma aquilo que já havia registrado com muita propriedade ao descrever a resposta de mestre Jesus a Nicodemos no capítulo terceiro; “Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o filho do homem tem de ser levantado, para que todos os que nele creem tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.12, 15 e 16). Esse discurso do Messias, registrado apenas por João, é o centro, o núcleo da mensagem cristã de salvação por Graça mediante a Fé conforme o apóstolo Paulo reafirma em seus escritos (Ef 2.8; Fp 3.9). Para ambos, crer que Jesus é o Messias e que nele temos salvação é o mais importante passo que um ser humano pode dar em direção à vida eterna. É o que há de mais incrível ∕ nobre a se fazer enquanto estivermos neste mundo.

O pequeno Dylan Siegel deu o título ‘Chocolate Bar’ ∕ ‘Barra de Chocolate’ ao livro que escreveu por causa de uma brincadeira que ele e seu amiguinho Jonas tem de usar a expressão como uma espécie de gíria pra algo ‘muito bom’, ‘incrível’. Assim, quando brincam de algo ‘muito legal’ eles dizem algo do tipo, ‘isso é tão barra de chocolate’. Em uma das páginas do livro, Dylan Siegel escreveu; “Ajudar meu amigo é tão (incrível como uma) barra de Chocolate”.

João ajudou-nos a conhecer a verdade nos trazendo uma mensagem ‘tão (incrível como uma) barra de chocolate’. É a mensagem de que Cristo é o nosso melhor amigo e que, esse amor demonstrado na cruz, é o único remédio que nos cura da pior doença, o pecado. Crendo, temos vida por meio de Cristo Jesus (Jo 20.31).

Testemunhar isso aos nossos amigos através de palavras e atitudes também pode ser ‘tão (incrível como uma) barra de chocolate’. Experimente!

* Site da campanha

0 comentários:

Postar um comentário