domingo, 26 de janeiro de 2014

QUE TUDO [QUE DEUS QUISER] SE REALIZE

ano-novo“Que tudo se realize no ano que vai nascer...” é o que diz a famosa canção de fim de ano.

“Que tudo se realize” significa tudo o que você quer: dinheiro, saúde, sorte no amor, ausência de conflitos – esta é a lógica da canção.

“Que tudo se realize” coloca a nossa vontade no centro, com o mundo girando em torno de nossos umbigos.

“Que tudo se realize”, nem que para isso você tenha de passar alguém para trás, fazer alguém sofrer ou mesmo... mandar em Deus?

Percebem o problema quando queremos que tudo se realize como desejamos?

Aliás, é curioso que, partindo do princípio de que tudo deve se realizar em nossas vidas, muitos têm feito de Deus um empregado que cumpre ordens. Aí a oração não se torna um pedido humilde, mas uma determinação: “Deus, eu determino...”.

Dias atrás li a frase de um líder religioso que arrebanha multidões, onde ele dizia com todas as letras: “Nunca jamais, em tempo algum vão ao Senhor e digam: `Se for da tua vontade...´ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês. Quando vocês oram `se for da tua vontade, Senhor’ a fé é destruída”.

Que estranho! O homem exigindo direitos, e Deus obrigado a se submeter às vontades e caprichos humanos. Deus humilhado, e o homem exaltado. Criador rebaixado a criatura, e criatura elevada a Criadora. Uma lógica invertida que sempre foi a tentação ardilosamente difundida pelo diabo, já no tempo de Adão e Eva: “Vocês serão como Deus”.

Ao iniciar este novo ano, escute o que o próprio Deus diz em Sua Palavra, e não o que líderes religiosos de massa alardeiam para massagear o ego de seus ouvintes. Repare em como o próprio Deus se pronuncia sobre os projetos humanos:

“Agora escutem, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!’ Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: ‘Se Deus quiser [se Ele permitir, se for a vontade dEle], estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’” (Tiago 4.13-15).

Ou quem sabe uma rápida olhada no que Jesus ensina na oração que é modelo para todos os cristãos de todas as épocas: “Pai nosso, que estás nos céus... Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.9-10). Ou mesmo na oração que Jesus fez ao Seu Pai pouco antes de ser traído e levado à cruz: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres” (Lucas 22.42).

Sim, eu tenho muitos desejos e vontades para 2014.

E vou orar pelos ideais que me inspiram. Vou lutar e transpirar muito por eles. E vou trabalhar, com esmero e afinco, dando o meu melhor.

Mas nada vou determinar para Deus. Não vou exigir o que quer que seja.

Pelo contrário, todos esses ideais que me inspiram, com humildade e com confiança em Jesus, vou condicionar à vontade do meu Deus.

Assim, a minha canção é: “Que tudo [que meu Deus quiser] se realize no ano que vai nascer”.

 

P. Júlio Jandt

0 comentários:

Postar um comentário