sábado, 1 de fevereiro de 2014

Escândalos...

229283Causou espanto para alguns. Escândalo para outros. Para outros ainda, era algo previsível e até esperado.
No ultimo capítulo da novela das 9, exibido na noite desta sexta-feira, foi exibida a cena do primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo em um canal aberto de televisão.
É um tema bastante polêmico e difícil de tratar, uma vez que ideias e opiniões a respeito podem ser mal interpretadas. Mesmo assim, será o assunto de conversa entre muitas pessoas por este país inteiro.
Como cristãos, também somos, por vezes, desafiados a emitir a nossa opinião, embora todos já saibam que a opinião de um cristão, que tem sua vida orientada pela Palavra de Deus, seja contrária ao apresentado.
O apostolo Paulo fala na carta aos Efésios, capítulo 5: “Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo.(Vs. 1,3, 11,12)
Se o apóstolo Paulo faz essa recomendação a respeito de coisas sigilosas, quanto mais quando é público e notório.
A recomendação do apóstolo é de não ter participação em coisas que pertencem à escuridão, ou seja, não são da vontade de Deus. O assistir, dar audiência, razão de existirem programas como as telenovelas e outros programas de baixa qualidade, de certa forma, também significa participar.
Não queremos, com isso, dizer que cristão não deve assistir televisão. De forma alguma estamos afirmando isso. No entanto, não é novidade nenhuma que vários programas televisivos apresentam conteúdo inadequado, não apenas para crianças e adolescentes, mas para pessoas de todas as idades, uma vez que não trazem benefício ou vantagem alguma para quem assiste.
Também não é novidade que os valores éticos e morais cristãos são constantemente atacados, deturpados e apresentados como ultrapassados. Os cristãos, a Igreja cristã, são taxados de preconceituosos, radicais, retrógrados. Motivo de deboche.
Mas a perseguição aos cristãos não deveria ser surpresa para ninguém, uma vez que o próprio Jesus já havia predito que isto aconteceria. Em Mt. 5.11, Jesus diz: “Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo o tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem felizes e alegres, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.
Assim, com esta promessa e garantia de Jesus, o cristão pode e deve, não apenas ter sua posição definida, mas também estar disposto a sustentá-la .
Não apenas com palavras e argumentos, mas especialmente com a sua vida. Vivendo uma vida cristã autêntica e verdadeira, mostrando a sua fé em sua maneira de agir, falar e se relacionar com todas as pessoas. Como diz Paulo na carta aos Efésios: “Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor”. (Ef. 5.10). “ Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.” (v.15)
Oração:
Senhor Jesus. Tu alertaste que a tua igreja e teus discípulos seriam perseguidos e afrontados. Quando vivemos dias assim, suplicamos que nos fortaleças na fé, nos dê firmeza e convicção, coragem e força para vivermos a nossa fé e a testemunharmos em toda a nossa vida. Amém.

(P. Samuel Volter)

0 comentários:

Postar um comentário