quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Trabalhar e viver bem são dádivas de Deus!

top_chapinEclesiastes 1.2, 12-14; 2.18-26

A relação trabalho e vida é há muito tempo um assunto que gera debates e afirmações que vão da polêmica a paixão. Essa relação é encarada de diferentes formas em cada cultura e por vezes se torna motivo de contendas intransigentes que vão de momentos de euforia e prosperidade a momentos de sofrimento e decadência. Há quem pense que a vida é trabalhar árdua e incansavelmente e há aqueles que preferem um velho e conhecido dito popular: “Trabalhamos para viver e não vivemos para trabalhar.” O Rei Salomão nos mostra com a sabedoria divina que há muita ilusão na vida e o trabalho exagerado, e que o acúmulo de bens e riquezas também é uma ilusão. “Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho não valia nada para mim. Sabia que teria de deixar tudo para o rei que ficasse no meu lugar. E ele poderia ser um sábio ou um tolo quem é que sabe? No entanto, ele seria o dono de todas as coisas que eu consegui com o meu trabalho e ficaria com tudo o que a minha sabedoria me deu neste mundo. Tudo é ilusão.” (Eclesiastes 2.18-19 NTLH) Somos passageiros nessa vida, duramos muito pouco e por isso precisamos mensurar a relação trabalho/viver. O Rei Salomão se arrependeu de ter trabalhado demais. “Então eu me arrependi de ter trabalhado tanto e fiquei desesperado por causa disso.” (Eclesiastes 2.20 NTLH) Qual é o resultado de tanto trabalho, de tanto esforço, de tanta preocupação? “Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso?” (Eclesiastes 2.22 NTLH) O que fazer então? Não trabalhar? Evidentemente que não! Deus quer que trabalhemos para viver bem. “A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus.” (Eclesiastes 2.24 NTLH) Equilibrar as coisas na vida e saber equacionar trabalho com um “bem viver” é uma arte que só Deus pode nos ensinar e dar. “Sem Deus, como teríamos o que comer ou com que nos divertir?” (Eclesiastes 2.25 NTLH) Tudo precisa ser feito sob a vontade de Deus e em honra ao seu santo nome. É isso o que a palavra nos ensina. “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10.31 NTLH) Vamos trabalhar bastante mas vamos viver bem do nosso trabalho confiando no cuidado de Deus. Amém.

(Pastor Horst Siegfried Musskopf)

624-600x200

0 comentários:

Postar um comentário