terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A estrela d'alva

38247342_640A estrela d'alva inspira dois tipos de alegria. Em 1891, Henry Maxwell Wright compôs um hino nas palavras: "Estrela d'alva, Cristo Jesus, Sol da justiça, do mundo a luz! As densas trevas vem dissipar e nossas almas iluminar". Em 1938, João de Barros e Noel Rosa compuseram "Pastorinhas": "A estrela d'alva no céu desponta, e a lua anda tonta com tamanho esplendor. E as pastorinhas, pra consolo da lua vão cantando na rua, lindos versos de amor". É possível um só tema inspirar coisas tão diferentes? Sim, em quase tudo! Na Bíblia, Jesus é comparado com esta estrela matutina, tanto que o próprio rei dos cristãos afirma: "Eu, Jesus, sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã" (Apocalipse 22.16). Na festa do rei Momo, a estrela d'alva simboliza as mulheres do Carnaval.

Esta estrela, na verdade, é o planeta Vênus, nome para celebrar a deusa romana do amor erótico, que na mitologia grega é atribuído à deusa Afrodite. Tanto que o culto a essa divindade na Grécia antiga era chamado de "afrodisíaco" onde as sacerdotisas prostituíam-se nos templos para que os adoradores tivessem contato com os deuses. Foi nesse contexto licencioso que o apóstolo escreveu: "Eles têm prazer em satisfazer em pleno dia os seus desejos imorais (...) Não podem ver uma mulher sem a desejarem, e o seu apetite pelo pecado nunca fica satisfeito" (2 Pedro 2.13,14). Ao falar da adoração que leva a Deus, ele aponta para Jesus e afirma: "Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês" (2 Pedro 1.19).

Que coisa intrigante! A radiante estrela do amanhecer, de forma tão contraditória, lembra o amor que não é amor, mas desilusão de uma tragédia grega. E lembra o que disse Jesus: "Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejas as coisas boas que vocês fazem" (Mateus 5.16).  Tudo depende da inspiração!

Marcos Schmidt - pastor luterano

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

27 de fevereiro de 2014

0 comentários:

Postar um comentário