sexta-feira, 18 de abril de 2014

As Sete Palavras de Cristo na Cruz - Sexta-Feira Santa

2503952618_ab1a0ea5c7“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Lc 23.34

Apesar dos sofrimentos, insultos e zombarias, Jesus pregado na cruz, orava ao Pai Celeste pedindo perdão para aqueles que o matavam. Ao insulto Jesus responde com oração. Ao ódio com amor. À vingança com perdão. Enquanto derrama seu sangue, Cristo suplica ao Pai que tenha misericórdia, graça e perdão daqueles que o estão levando à cruz. E Jesus pede não apenas que tenha pena daquelas pessoas, mas de todos nós. Somos desafiados a seguir o exemplo de Jesus orando em favor dos que nos perseguem e maltratam e perdoando aqueles que nos ofendem.

“Hoje você estará comigo no paraíso”. Lc 23.43

Um dos malfeitores pregado na cruz ao lado de Jesus, arrependido suplica: "Lembra-te de mim quando entrares no teu reino". Cristo, ouvindo o clamor de um pecador arrependido, não impõe condições, mas prontamente atende o pedido e lhe promete: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso".

“Mulher, eis aí o teu filho. Eis aí tua mãe.” Jo 19.26,27

Com os olhos banhados em lágrimas, preocupada com o seu futuro, Maria aguarda uma última palavra do seu filho. Não é possível imaginar quanta dor esta mãe sentia por ver seu filho pendurado na cruz. Em meio aos sofrimentos, carregando o peso do pecado do mundo inteiro, Cristo ainda se lembra de providenciar um lar para sua mãe. Daquela hora em diante o discípulo João a levou para casa. Assim, Jesus nos ensina a honrar nossos pais e a providenciar ajuda aos sofredores e desassistidos.

“Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” Mt 27.46

Sentindo a dor e o peso do pecado, os horrores do inferno, o aguilhão da morte, Jesus exclama: Deus meu, Deus meu! A razão deste brado de desamparo são os nossos muitos pecados pelos quais Cristo sofreu. Por este desamparo, nós agora estamos amparados pela bondosa mão do amado Pai celestial.

“Tenho sede”. Jo 19.28

Jesus sentiu todas as necessidades do ser humano. Mesmo sendo Senhor sobre todas as coisas, foi privado de muitas delas. A boca seca indicou que Cristo se aproximava de sua morte. Que pena! Aquele soldado teve uma oportunidade inédita de saciar a sede do salvador do mundo e a desperdiçou. Hoje há muitos sedentos à nossa volta. Sedentos de água mesmo e sedentos da palavra de Deus.

“Está Consumado” Jo 19.30

A obra salvadora de Jesus agora estava pronta. Ele havia libertado a humanidade das chamas do fogo do inferno. Jesus foi obediente ao plano que Deus tinha para salvar o mundo. Agora Cristo era vitorioso sobre a morte, o pecado e o inferno. As palavras: "Esta consumado, em grego é tetélestai, que significa: Está pago. A Dívida que eu e você tínhamos com Deus foi paga por Cristo na Cruz.

“Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito” Lc 23.46

O caminho de Jesus até a morte foi horroroso. Sofreu grandes dores, foi pregado na cruz, morreu entre bandidos. Mas o momento da morte foi maravilhoso. Depois de tudo consumado, Cristo pôde dizer: Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito. Nós também vamos morrer. Mas é só por causa morte de Cristo, que podemos morrer em paz. Porque Cristo morreu para matar a morte. E a Páscoa mostra que Ele conseguiu.

Reflexão de Contrição e Arrependimento

Senhor meu Deus, dia e noite a tua mão pesa sobre mim. Ouve meus clamores, vê minha aflição e minha dor e perdoa-me todos os meus pecados. Ajuda-me a saber que em ti há misericórdia e abundante graça, e faz-me sentir a vivência da paz em meu coração, produto do perdão de todos os meus pecados. Mostra-me o teu amor e concede-me a tua salvação. Reconheço sinceramente que pequei contra ti em pensamentos, palavras e ações. Justo e necessário é reconhecer, pois a tua Palavra me diz: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmo nos enganamos, e a verdade não está em nós. Mas se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para anos perdoas os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.8). Estou arrependido de todos os meus pecados. Verdadeiramente precisa me arrepender, a exemplo de outros pecadores, como Davi, que pediu um coração limpo; como Pedro, que chorou amargamente sua negação a Jesus. Creio que tu perdoarás todos os meus pecados somente por graça e pelos méritos de Jesus Cristo. Bem-aventurados os que crêem que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Prometo também, com a ajuda do Espírito Santo, melhorar a minha vida daqui para frente. É necessário que eu faça isto, pois Jesus disse: “Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 5.16). Ouve-me e perdoa-me, por amor de Jesus Cristo. Amém

422832_401311293228357_100000484686246_1611078_173186062_n

0 comentários:

Postar um comentário