terça-feira, 19 de março de 2013

“No meio do caminho tem uma pedra”

Elvio Figur*

pedraA parábola contada por Jesus no capítulo 20 de Lucas versos 9 a 19, trata da rejeição por parte dos mestres da Lei e dos chefes dos sacerdotes à mensagem pregada por Jesus, o filho de Deus enviado ao mundo.

Aos mestres da lei e sacerdotes Jesus lembra a passagem do salmo 118, verso 22 que diz; “A Pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas”. Isso me faz lembrar de um poema de Carlos Drummond de Andrade, que começa dizendo; “No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho...”. Para aqueles mestres e sacerdotes, Jesus estava sendo uma pedra no meio do caminho e por isso o rejeitavam.

Através de Isaías Deus já havia dito; “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço, a Rocha que vai fazê-los cair. Mas quem crer nela não ficará desiludido. (Rm 9.33; Is 8.14). A ‘Pedra de tropeço’ é a mensagem de Perdão Incondicional, de Vida e Salvação em Cristo. Esta foi e é considerada como uma pedra no meio do caminho, para muitas pessoas que a rejeitaram e que ainda a rejeitam. A mensagem de Jesus foi uma Pedra no meio do caminho de muitas pessoas na época em que esteve aqui na terra. Sua mensagem de salvação não foi bem recebida. Isaías, no Capítulo 53, escreveu; “Quem deu crédito à nossa pregação?”; “Como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso” (Is 53).

E hoje? Em nossos dias não são poucos os que encaram a mensagem de Cristo, a mensagem da igreja, como Pedra de tropeço. E ela é sim Pedra de tropeço para aqueles que; “... tropeçam na palavra, sendo desobedientes...” (1Pe 2.8). Cristo é uma pedra no meio do caminho para aqueles que dizem; “Ah, Eu não preciso disso...”; “É coisa pra criança...”; “Eu não acredito mais...” ou para aquele que acha que sozinho está seguindo na direção correta; para aquele que acha que todas as religiões do mundo levam ao céu... Essa Pedra atrapalha o caminho também daquele que acha que por sua razão ou esforço próprio receberá a vida...

Se você, meu amigo, pensa assim, Deus tem uma coisa a lhe dizer; Essa Pedra, “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular” ∕ “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” (Sl 118.22).

A mesma Pedra, que para muitos é pedra de tropeço, é também a Pedra Angular. Essa mesma pedra, que é Jesus e sua mensagem, é o fundamento da igreja de Cristo, é a pedra da vida. Por isso, não tenha Jesus e sua igreja como pedra de tropeço, pois a mensagem de salvação é para você também. Deus quer lhe dar a Vida Eterna, mas para isso você precisa crer, pois; “Vocês são salvos pela graça de Deus, mediante a Fé em Cristo Jesus” (Jo 3.16), a Pedra Angular.

O poete Drummond completa o seu poema sobre a pedra no meio do caminho dizendo; “Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida... Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra...”. Nunca se esqueça que no meio do teu caminho também tem uma pedra, e essa pedra é Jesus Cristo. E se você confiar nele de todo o coração, ela não será uma pedra de tropeço, mas será a Pedra da Vida, pois Deus promete que; “... aquele que nela crê não será confundido” (Rm 9.33b).

Oremos: Amoroso Pai celeste, muitas vezes tenho encarado a tua mensagem de amor e salvação como Pedra de Tropeço por não a valorizar como presente gratuito o teu amor. Guarda-me disso. Cria em mim a fé capaz de reconhecer que só em ti tenho o perdão de todos os pecados, a salvação e a Vida Eterna. Por Cristo, meu Senhor. Amém.

* Teólogo, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Juiz de Fora, MG

0 comentários:

Postar um comentário