quinta-feira, 14 de março de 2013

Um amor louco está no ar

*Márlon Hüther Antunes

imagesNa medida em que a Páscoa se aproxima, percebemos pelas promessas divinas, que um amor louco está no ar. Muito mais do que isso, percebemos que o amor está entre nós, encarnado, vivo e real. É o Ágape, o amor exclusivamente divino, incondicional, que vai além do interesse mútuo, porque sua essência é sacrificial, disposta a sofrer e fazer o que for necessário, mesmo quando ignorado.Um amor chamado de loucura (1ª Coríntios 1.18) do ponto de vista da razão - afinal é a entrega total a quem não merece ser amado, é a decisão de amar o inimigo (Lucas 6.27), e dar a vida, se preciso for, em lugar dele.

A quaresma, tempo que antecede a Páscoa - e maior fasta do cristianismo - tem seu foco e centro no divino Jesus encarnado, feito homem para em amor, assumir a condição de perdidos, afastados e pecados de toda a humanidade; de transformar inimigos em amigos, de morrer por eles. Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo (Romanos 5.10).

Embora o amor sempre seja uma oferta gratuita em favor do outro, ele sempre tem seu preço alto, afinal, amar é um sacrifício, é entrega, é uma decisão. O que moveu Jesus Cristo a humilhar-se calado, suportar todo tipo de dor ao ser chicoteado e pregado numa cruz, entregar-se a morte, foi unicamente o Ágape, esta maravilhosa essência divina, em meu favor e em teu favor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16).

Na Páscoa, o amor está no ar mais vívido e real do que podemos imaginar, e não é porque trocamos ovos de chocolates ou outros presentes, é porque este amor que se entregou em vida, nos garante presente maior. O amor divino é eterno, ele ultrapassa nossa curta existência e faz da  páscoa o maior acontecimento de todos os tempos: o amor venceu o pecado – a vida venceu a morte. “Porque eu vivo, vocês também viverão” (João 14.19); “Eu estou com vocês todos os dias” (Mateus 28.20); “Quem crer em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25).

Neste tempo especial, permita ser amado, inundado pelo amor  que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1ª Coríntios 13.7). Este presente já está pago, receba-o, viva-o!

É Teólogo e Pastor da Igreja Luterana em Maceió

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=219487

0 comentários:

Postar um comentário