quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SALVO PARA BOAS OBRAS – Ef 2.10

O BOM SAMARITANOMuitas pessoas dizem que, para alcançar o céu, precisamos praticar boas obras. Esta ideia foi muito combatida pelo Dr. Martinho Lutero, que realizou a obra da Reforma na Alemanha. O pensamento de que a prática de boas obras nos leva ao céu, aparece ainda hoje com muita frequência. Por exemplo, em um sepultamento, costuma-se dizer, em relação à pessoa falecida: “Com certeza ela foi para o céu, pois era uma pessoa muito boa”.

De acordo com o apóstolo Paulo, a salvação se baseia unicamente na graça de Deus e não nas obras que praticamos (Ef. 2.8-9). Mas, então, estaria o apóstolo Paulo ensinando que as boas obras são absolutamente inúteis e desnecessárias? Não. Nós vemos nas palavras de nosso texto bíblico que as boas obras, embora não garantam a salvação, fazem parte da vida das pessoas que querem viver de forma agradável a Deus. O apóstolo diz: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.10).

Isto quer dizer que nós não somos salvos por boas obras, mas para boas obras. Ou seja: as boas obras que praticamos não nos salvam, mas elas mostram que a nossa vida aqui no mundo é agradável a Deus.

De fato, nós somos salvos pela graça de Deus. Esta graça nos é dada quando cremos em Jesus e em seu sacrifício na cruz. E esta fé, que recebe a graça de Deus, também nos leva à prática do bem e das boas obras. Assim sendo, não somos salvos pelas boas obras, mas nós as praticamos por causa da salvação que já recebemos por graça divina. Esta doutrina, foi o centro da Reforma realizada por Dr. Martinho Lutero.

Oração: Graças te damos, Senhor, pela certeza que a tua palavra nos dá, de que a nossa salvação não depende das nossas obras, mas nos é dada de graça, pela fé em Jesus Cristo, o nosso Salvador. Consola-nos com esta verdade. Amém.

Mensagem Informativo Trimestral PELCREC
Rev. Erno Güths

0 comentários:

Postar um comentário