quarta-feira, 5 de março de 2014

CINZAS

1962883_10153904840485374_1068207903_nQuarta-Feira de Cinzas. Dia de reflexão, arrependimento, de olharmos para o sofrimento de Jesus Cristo. Para as Igrejas Cristãs Históricas e Litúrgicas, inicia-se a Quaresma, período que se estenderá por 40 dias, sem contar os domingos, e termina no sábado que antecede a Semana Santa e Páscoa. O nome do dia vem do costume bíblico de manifestar pesar, penitência, arrependimento pelo cobrir-se com panos de saco e cinzas. É sinal de respeito, humildade, de que se quer viver de uma forma agravável a Deus.
Muitas coisas merecem cinzas, arrependimento, nos dias de hoje, especialmente nesse pós Carnaval. Quantos ainda estão de ressaca, se afundaram nos vícios, lícitos e ilícitos? Nos pecados sexuais? Quantas vidas perdidas através de assassinatos? Brigas, desentendimentos? Acidentes de trânsito causados por causa do excesso em bebida, imprudência, etc?
Hoje é dia de olharmos não para os outros, mas para nós mesmos. Todos carregamos, desde que fomos concebidos, o pecado original – pecado herdado de nossos pais, Adão e Eva. Enquanto estivermos nesse mundo precisamos lutar contra o pecado, as tentações.
Jesus veio para sofrer, para ser humilhado, para morrer em nosso favor. Ele foi nosso substituto. “Era o nosso sofrimento que ele [Jesus] estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando” (Is 53.4). É isso o que lembramos na Quaresma. Por isso, o convite vale para todos nós: nos arrependamos, confiemos em Cristo e, assim, tenhamos a certeza da vida eterna junto dele. E, enquanto estivermos nesse mundo, vivamos de forma agradável ao nosso Senhor!
Publicado também em Jornal O Alto Uruguai, quarta-feira, 05 de março de 2014.
Bibliografia: KARNOPP, David. A Dinâmica do Culto Cristão.

0 comentários:

Postar um comentário