domingo, 30 de março de 2014

“Vivam como pessoas que pertencem à Luz!” - Ef. 5.8b

LUZ
Por Elvio Figur

Segundo Jack London (http://olhardigital.uol.com.br/video/facebook-vai-acabar-no-cemiterio-da-web-aposta-jack-london/40830), profundo conhecedor das inovações tecnológicas ocorridas desde o século XIX, a benfeitoria mais importante descoberta/criada desde os anos 1800, foi a luz elétrica. Para ele, as benfeitorias do século XIX foram mais importantes até do que as dos séculos XX e XXI. Isso porque, segundo ele, muitas delas, como, por exemplo, as técnicas na contrução de estradas eficientes, os automóveis, etc são, até hoje indispensáveis na sociedade moderna, da mesma forma como a luz elétrica.
A cidade de Nova Iorque, por exemplo, recebeu a energia elétrica, eficiente, apenas em 1896. Até então a cidade não tinha nada, era um brejo, e apenas algumas experiência usando dímanos geravam energia. A luz elétrica fez com que a cidade se modificasse inteiramente.
Aqui em Juiz de Fora, alguns anos antes, em setembro de 1889 foi inaugurada a Usina de Marmelos Zero, a primeira usina hidroelétrica da América do Sul, que produzia 250kw, o suficiente para abastecer mais de mil residencias da época, o que rendeu à cidade, na época, o título de ‘Farol do Continente’.
Pra nós, hoje, a luz elétrica é uma banalidade. Basta apertar um botão...
Quer ver um sujeito desesperado? É só cortar a luz elétrica de sua casa, da rua ou da cidade por um certo período de tempo...
O fato é que somos pouco agradecidos por esta bênção...
A Luz (Luz do Sol) é tão importante que foi a primeira coisa que Deus criou depois de ter criado o céu e a terra. Diz o texto de Gênesis 1.2 que a terra era ‘um vazio e que a escuridão cobria tudo’. Então Deus disse; ‘- Haja luz!’ E a Luz passou a existir.luz_Haja
A partir daí todas as outras coisas foram criadas, mantidas e abençoadas sob a Luz de Deus. Os homens trabalhavam à luz do dia, e descansavam a noite. O Povo de Deus andava durante o dia, debaixo da luz do sol, cuja intensidade era controlada pelo próprio Deus por meio de uma nuvem que os seguia de fonte em fonte através do deserto.
A luz do sol torna-se banal. Uma dádiva corriqueira pela qual o povo sequer se lembra de agradecer.
Com a nossa vida cristão não é muto diferente;
Ao escrever aos Efésios, Paulo alerta justamente para essa tendencia humana de esquecer-se rapidamente das bênçãos concedidas por Deus aos nos resgatar ‘das Trevas para a Luz’. Ele escreve; “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef. 5.8-9). Aqui o apóstolo chama a atenção sobre o perigo de os cristãos caírem da fé e voltarem para a vida nas trevas do pecado. E este é um problema muito presente em nossas igrejas, familias e sociedade. E isso se agrava nesse período pós-moderno em que vivemos no qual a relativisação e o individualismo se apresentam como características marcantes.
Para que isso não aconteça, o mensageiro de Deus lembra que, “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão” – Paulo se refere ao fato de que, estar separados de Deus é o mesmo que estar em trevas, é estar morto, ou, em poder de Satanás. Mas essa situação mudou. Paulo continua; mas, “agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz” – Estão nessa situação nova, perfeita e santa, todos aqueles que renasceram pela água e pelo Espírito. Isso porque Ele, Jesus, é “a verdadeira luz que vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (Jo 1.9).
Assim, a recomendação é; “Por isso, vivam como pessoas que pertencem à luz” (Ef 5.8b). Em outras palavras, ‘todos os que crêem, e enquanto estiverem na fé, renasceram e foram feitos filhos de Deus e, são agora, habitação do Espírito Santo. Por essa razão, precisam viver e agir como verdadeiros filhos’. No entanto, existe o perigo constante de sermos enganados por nossa natureza carnal, atraídos pelo mundo ou seduzidos pelo inimigo a voltarmos para as trevas, perdendo, assim, a fé sincera. Não é preciso dizer que isso seria algo muito trágico. Infinitamente mais desastroso do que voltar ao século XIX quando não existia a luz elétrica e todos os benefícios que ela proporciona hoje.
Se a Luz Elétrica foi a maior invenção/descoberta dos últimos 300 anos, para o cristão, a Luz de Cristo é a maior Bênção concedida pelo mesmo Deus que disse ‘- Haja Luz!’, e a Luz passou a existir.... Ele é muito mais do que podemos imaginar... Ele, Cristo, é a “Luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina a todas as pessoas” (Jo 1.9). Uma ‘Luz que brilha na Escuridão, e a escuridão não consegue apagá-la’ (Jo 1.5)... Ele é ‘O Verbo Eterno de Deus, a Fonte da Vida que traz a Luz para todas as pessoas’ (Jo 1.4).
O apóstolo Paulo, ao falar dessa Luz, lembra de uma citação que talvez tenha sido parte de um hino que cantado quando alguém era batizado; “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará!” (Ef 5.14). Despertar é o desafio constante. Esse despertar é despertar para o arrependimento. Uma renovação no apego à Palavra de Deus. É despertar para uma súplica sincera para que o Espírito Santo nos fortaleça para uma vida santificada e de testemunho. Para vivermos “como pessoas que pertencem à Luz...” (Ef. 5.8b).
Que o Senhor nos ilumine para que a sua Luz em nós nunca se apague. Assim poderemos ver com nossos próprios olhos, que já não são mais cegos, o resplendor do rosto de Deus o Pai e com ele viver para todo sempre.

JESUSREUNIOAnimation7

0 comentários:

Postar um comentário