sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 de outubro, dia de...

314196_521566427854709_966312729_n31 de outubro. Data especial? Sim.

Hoje é o “Dia da Dona de Casa”, também chamada de “do lar”. Dia, portanto, de agradecer a Deus por aquelas mulheres que fazem um trabalho megaimportante, mas nem sempre reconhecido. Num tempo em que as mulheres buscam cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho, parece que cuidar da casa (no sentido de “família”) está cada vez mais fora de moda. Para muitos, isso é sinônimo de humilhação, submissão e outros termos usados pejorativamente. Mas poderíamos dizer que se trata de uma vocação digna, essencial e celestial. Lembre hoje com carinho daquelas trabalhadoras do lar que não recebem um salário, não tiram férias e cuidam de tudo para que haja organização, saúde e alegria dentro de casa.

Hoje também é o “Dia da Poupança”. Não estou falando da caderneta de poupança, mas da poupança em si. Poupança é aquela parcela da renda que não é gasta, sendo guardada para uso futuro. Isso inclui uma boa administração do lar, evitando o consumismo e precavendo-se para necessidades futuras. Deus nos deixou de presente a inteligência – e usá-la é sinônimo de boa administração. Claro que, em nossos dias, está cada vez mais difícil economizar. Mas hoje é dia de lembrar com carinho que viver com aquilo que fomos abençoados por Deus é viver de forma sábia, inteligente e precavida.

Para alguns, hoje é “Dia de Halloween” ou “Dia das Bruxas”. Essa “festividade” recuso-me a lembrar com carinho. Sua origem remonta o povo celta, que acreditava que, nesse dia, os espíritos saíam do cemitério para tomar posse dos corpos dos vivos. Mas as bruxas fizeram a fama da data por supostamente se reunirem para uma festa, comandada por ninguém menos que o diabo. Entre “doçuras ou travessuras”, é sempre bom se perguntar se brincar com coisa séria e anticristã é uma boa pedida.

Mas há outra data especial hoje. Há exatos 497 anos, um homem afixava, na porta de uma catedral na Alemanha, 95 teses, que questionavam práticas vigentes da igreja de então. Este homem defendia, na verdade, o que Deus, muito tempo antes, já havia falado:

- Você não precisa pagar nada para Deus nem para a igreja para ser perdoado. O perdão de Deus é de graça, porque Jesus já pagou o preço ao morrer na cruz.

- Você não precisa fazer algo para Deus para mostrar que é “merecedor” do perdão. Para obter o perdão, Deus nos faz crer e confiar em Jesus como o nosso Perdoador e Salvador.

- Você não precisa ir muito longe para conhecer esse Deus. Ele mesmo se revela a você, na língua que você mesmo fala, através da Bíblia, a Palavra e Voz dele, a única fonte e guia para conduzir vida, doutrina e igreja.

Em resumo, o perdão e a salvação são dádivas de Deus, dados de graça, sem mérito ou pagamento nosso. Deus nos concede esses presentes quando cremos [“fé”] que Jesus morreu por nós, derramou seu sangue e ressuscitou, vencendo a morte. É isto que Deus nos revela na Bíblia, e jamais qualquer ser humano (por melhor que seja) estará à altura deste santo livro.

Se você também pensa e crê assim, guarde com carinho o dia de hoje: 31 de outubro, “Dia da Reforma”. Dia em que não enaltecemos seres humanos, bens ou demônios. Mas um dia em que enaltecemos a verdade de Deus: a única verdade que liberta, perdoa e salva.

Ou seja, 31 de outubro é [mais um] dia de Deus.

Julio Jandt

0 comentários:

Postar um comentário