terça-feira, 28 de outubro de 2014

REFLEXÃO: ‘Sola Gratia!’

grace alone 22

Por Elvio Figur

- O que você está lendo?

- Um livro que uma amiga me deu. Aqui estão os capítulos; Disciplina, Amor, Graça... – disse ela folheando as páginas.

- Graça? O que é Graça? – perguntou o homem demonstrando interesse.

- Não sei. – disse ela - Ainda não cheguei lá!

Penso na ultima resposta quando observo o comportamento das pessoas mundo afora. Há tanto ódio, tanta opressão, violência, desmembramento de famílias, casas invadidas por criminosos... Há ausência de Graça entre as pessoas.

- Mas o que é Graça? - E a resposta de um mundo em colapso e sem amor parece ser sempre a mesma; Não sei! Ainda não chegamos lá!

O artista alemão Gregor Schneider criou uma instalação em forma de prisão na praia de Bondi, em Sydney, Austrália. As pessoas que visitam a praia são convidadas a tomar sol dentro das celas. “No Começo nós não vimos uma diferença muito grande, mas depois, quando fechamos a porta da cela, começamos a sentir um pânico, uma sensação de medo e claustrofobia” disse uma turista que passou pela notável experiência.

Sobre o motivo que o levou a fazer as celas, Gregor cita um ataque criminoso àquela praia Australiana. E ele comenta; “Não Dá pra acreditar que tal coisa aconteça num lugar tão bonito...”. (BBC Brasil em 22 de outubro de 2007)

Sou forçado a concordar com este artista. Acho que ele acertou em cheio. “Não dá pra acreditar que tais coisas aconteçam num lugar tão bonito...” em um mundo tão bonito criado por um Deus que quer a felicidade de seus filhos. Não dá pra acreditar que na Praia da Graça de Deus, o que predomina sejam as celas da Lei.

Martinho Lutero se viu preso nas mãos de um Deus que só o deixava cada vez mais desesperado por causa da sua indignidade. Pressionado pelo medo e pelo desespero diante da evidente miséria e morte, o povo era pressionado a pagar altos sacrifícios pelo seu erro sob pena de passar a eternidade no Inferno.

Com o passar dos tempos e pressionado pelas suas próprias culpas a buscar compreender este Deus tão irado, Martinho viu e pôde compreender a graça de Deus pela primeira vez quando a sua ficha caiu ao ler, entre outros, os textos de Romanos 6.14; “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da Graça”; e também Romanos 3.24; “... (somos) justificados gratuitamente, por sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. Foi como se ele, agora descobrisse, que durante toda a sua vida estivera com os olhos vendados, e preso em uma cela chamada Lei, e que, ao redor dele havia uma imensa e belíssima praia. A praia da Graça de Deus que justifica gratuitamente por meio da redenção que há em Cristo Jesus. É disso que fala o evangelho de João Capítulo 1 versículo 17; “Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a Graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”.

A Graça é o que Jesus veio trazer. Ela é o maior e melhor presente de Deus ao ser humano. A Graça é o perdão de absolutamente todos os pecados ao pecador que, arrependido se confessa culpado, e apela para a Misericórdia do Pai.

Sola Gratia! (Do Latim - Somente pela Graça!) Esse é um dos Pilares da Reforma Luterana. A verdade de que não estamos mais debaixo da lei, e sim da Graça pela Fé em Cristo Jesus.

Mas, mesmo em nossos dias, 497 anos após a Reforma Luterana, parece que não entendemos ainda e nem vivemos o real sentido da Graça que Cristo veio trazer. Experimente perguntar a qualquer pessoa o que ela pensa quando você usa a expressão; “Cristão Evangélico” ou “Católico”? A resposta que você irá ouvir pode vir nos seguintes termos; - São ativistas barulhentos, a favor da vida... ou; - São fanáticos contrários aos direitos dos homossexuais e das prostitutas... Ou; - São críticos acirrados da Televisão e dos malefícios da Internet... do aborto... etc. Nunca, ou muito raramente você irá ouvir como resposta uma descrição que tenha algum cheiro de Graça... Parece que, ainda hoje não é esse o tipo de aroma que os cristãos distribuem para o mundo, apesar do que Jesus falou; Sejam Sal e Luz no mundo... Ser Sal e Luz é também distribuir Graça, distribuir Perdão... Distribuir Amor...

Sermos agentes que irradiam dessa Graça de Deus em Jesus Cristo para o mundo, essa é nossa tarefa como cristãos.

No dia 31 de outubro lembramos os 497 anos da Reforma Luterana. A redescoberta de que; não estamos mais debaixo da lei, e sim da Graça...” (Rm 6.14), pois “A Graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.17) e, por isso “...(somos) justificados gratuitamente, por sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). Assim, como cristãos, não andemos mais como cegos encarcerados na praia, pois temos a Graça de Deus, que é seu perdão incondicional em favor de nós. E, como Irmãos, que possamos exalar para o nosso próximo e para o mundo através de nossa vida, o indiscutível aroma do perdão imerecido da Graça de Deus em Cristo Jesus.

Leia em sua Bíblia; Romanos 3.19-28

0 comentários:

Postar um comentário